Do Vale do Silício às suas compras diárias: veja como o e-commerce e os pólos de desenvolvimento nos EUA têm revolucionado o mercado.
O e-commerce nos Estados Unidos é um dos mercados mais dinâmicos e avançados do mundo. Com uma infraestrutura tecnológica bem construída e um ambiente de negócios favorável, o setor de comércio eletrônico tem vivido um crescimento constante, que segue evoluindo e se atualizando de acordo com o mercado e as novas tecnologias.
A importância econômica dos e-commerces para o país é maior do que você imagina – e, neste post, você descobrirá tudo sobre ela.
Evolução e desenvolvimento do E-commerce nos Estados Unidos
Desde o surgimento das primeiras lojas online na década de 1990, o e-commerce nos Estados Unidos passou por uma grande transformação.
Mini linha do tempo do e-commerce nos Estados Unidos:
- 1994: Primeira transação segura de e-commerce – Pizza Hut começa a aceitar pedidos online;
- 1995: Fundados Amazon e eBay, dando início a era das grandes plataformas de e-commerce;
- 1998: Criação do PayPal com o objetivo de facilitar os pagamentos online;
- 2000: Lançamento do Google AdWords, aprimorando a publicidade online;
- 2005: Amazon lança o Amazon Prime;
- 2010: Lançamento do Instagram, que, mais tarde, se torna substancial para o e-commerce;
- 2017: Amazon compra a Whole Foods, realizando uma integração de e-commerce e varejo físico;
- 2020: Pandemia de COVID-19 acelera o crescimento do e-commerce;
- 2023: Vendas de e-commerce nos Estados Unidos disparam – e, para que elas alcancem novos níveis, os avanços em IA e logística são dois dos responsáveis.
Com o avanço da tecnologia, especialmente em dispositivos móveis e pagamentos digitais, o e-commerce se tornou uma parte essencial do cotidiano americano. Esse movimento teve seu ponto de partida com o surgimento da Amazon e do eBay.
Dizer que os últimos anos trouxeram inovações é dizer o óbvio – mas, afinal, quais são elas? Entre as principais, estão o uso de inteligência artificial para personalização de ofertas, a implementação de sistemas de logística avançada e a popularização do comércio eletrônico por meio das redes sociais.
Polos de desenvolvimento (como o Vale do Silício, Nova York e Seattle, por exemplo), continuam sendo os principais líderes dessa inovação, atraindo startups e investimentos.
Importância do E-commerce para a Economia Norte-Americana
Você já se perguntou se a economia dos EUA seria a mesma sem o e-commerce? O comércio eletrônico gera bilhões de dólares em receitas e cria milhões de empregos – da gestão de estoques até a entrega final ao consumidor. O comércio eletrônico ainda facilita o acesso a produtos e serviços, promovendo a conveniência e a satisfação do consumidor.
É também através de empresas de e-commerce que o crescimento de setores complementares, como logística, tecnologia da informação e serviços financeiros, é estimulado.
A expansão internacional do comércio eletrônico, por sua vez, fortalece as exportações americanas e aumenta o desempenho global das empresas dos EUA.
“E-commerce global pode movimentar US$ 3,4 tri em 2025, retailtechs, Americanas, BRF & Muito Mais” (Forbes)
Em 2023, as vendas de e-commerce nos Estados Unidos atingiram aproximadamente US$1,119 trilhões, representando 22% do total das vendas no varejo dos Estados Unidos (Digital Commerce 360). Esse crescimento evidencia a importância dos EUA no cenário global do comércio eletrônico, contribuindo em grandes números para o total estimado para 2025.
O crescimento das vendas diretas ao consumidor (D2C) e o m-commerce (comércio móvel) também desempenham um papel importantíssimo no aumento das transações de e-commerce nos EUA.
Esses fatores, unidos ao uso de inteligência artificial com foco na experiência do consumidor e a logística, acentuam o impacto do mercado norte-americano no panorama global do e-commerce (E-Commerce Brasil) (Morgan Stanley).
Principais Players do E-commerce nos EUA
Os Estados Unidos são o lar de alguns dos maiores e mais influentes players do e-commerce no mundo. Estes gigantes, além de terem definido o mercado doméstico, estabeleceram (e seguem estabelecendo) padrões globais para compras online, logística e tecnologia.
Entre os segmentos mais populares entre os compradores estão eletrônicos, moda, produtos de beleza, livros e brinquedos – mas vale lembrar que a pandemia de Covid-19 aumentou e acelerou a venda de produtos de supermercado e itens essenciais online.
Amazon
A Amazon representa nada menos que a maior player de e-commerce nos Estados Unidos, seguida por Walmart, eBay, Shopify e Target. Ela, sozinha, representa aproximadamente 40% de todas as vendas online no país.
A Amazon foi fundada como uma livraria online por Jeff Bezos em 1994 e, com o passar dos anos, diversificou seus produtos e serviços, transformando-se em uma grande plataforma de comércio eletrônico.
Basta acessar o site para ter certeza de que, na Amazon, você encontra de tudo um pouco. Hoje, ela é líder global no e-commerce, conhecida por seu serviço de entrega rápida, o Amazon Prime e suas inovações tecnológicas (como Alexa e a AWS (Amazon Web Services)).
Sua importância no e-commerce é inigualável, influenciando práticas de logística, marketing digital e atendimento ao cliente (Shopify) (Capital One Shopping).
Walmart
Fundado por Sam Walton em 1962, o Walmart era, antigamente, uma rede de lojas físicas de desconto. Com o avanço do comércio eletrônico, o Walmart adaptou sua estratégia para competir no mercado digital, lançando seu site de e-commerce em 2000.
Atualmente, ele é um dos maiores concorrentes da Amazon no espaço online, oferecendo, assim como sua concorrente, produtos diversos (e de diferentes segmentos) e um sistema de entrega potente.
A empresa tem investido em tecnologia e logística para melhorar sua presença no e-commerce, consolidando-se como um grande player no mercado (Ecommerce Tips) (Capital One Shopping).
eBay
O eBay foi fundado por Pierre Omidyar em 1995 como uma plataforma de leilões online. Ao longo dos anos, ele evoluiu para um marketplace onde consumidores e empresas podem comprar e vender produtos novos e usados.
A facilidade de uso e a grande variedade de itens disponíveis estão entre os principais diferenciais da empresa, que segue, principalmente nas vendas de nicho e produtos de segunda mão, firme e forte no e-commerce – mas não é à toa. Ela representa uma alternativa única às plataformas de varejo tradicionais! (Ecommerce Tips) (Capital One Shopping).
Shopify
A Shopify foi fundada em 2006 por Tobias Lütke, Daniel Weinand e Scott Lake como uma plataforma que criava lojas online. Diferente dos marketplaces tradicionais, a Shopify fornece ferramentas para que empreendedores e pequenas empresas possam construir e gerenciar suas próprias lojas virtuais.
A plataforma cresceu e, hoje, oferece diferentes soluções de e-commerce (pagamentos, marketing e logística). Hoje, a Shopify faz a diferença no ecossistema de e-commerce, capacitando milhões de negócios a vender online e tornando-se, assim como o eBay, única. (Shopify) (Analyzify).
Polos de mais desenvolvimento no E-commerce nos EUA
Nos polos de desenvolvimento no e-commerce dos Estados Unidos, a inovação e a infraestrutura tecnológica contribuem para o crescimento do setor. Entre os principais, estão Orlando, Nova York e Silicon Valley – mas, além deles, há outras áreas e regiões que concentram atividades com foco no comércio eletrônico, atraindo investimentos, empresas e profissionais especializados.
Os polos de desenvolvimento são conhecidos por promover inovações, gerar empregos e contribuir para o crescimento econômico da região e, na grande maioria das vezes, do país. Conheça, a seguir, um pouco mais sobre cada um deles.
E-commerces em Orlando
Não é à toa que o cenário de e-commerce em Orlando tem se destacado cada vez mais – e, embora seus parques temáticos desempenhem um papel importante, eles não são os únicos responsáveis pelo crescimento do setor na cidade.
Essa presença online, por sua vez, atende à demanda global de turistas que visitam a cidade de Orlando, facilitando o acesso a produtos e serviços relacionados ao turismo da cidade.
Por aqui, o varejo de turismo é um setor chave – pense, por exemplo, nas empresas que vendem ingressos, pacotes de viagem e mercadorias relacionadas aos parques.
Os marketplaces locais não ficam de fora do comércio eletrônico, conectando pequenos comerciantes a consumidores (residentes e visitantes), promovendo o comércio local e transformando o e-commerce em Orlando em um dos polos de desenvolvimento dos Estados Unidos.
E-commerces em Nova York
O setor de e-commerce de um dos maiores centros comerciais e financeiros do mundo só tinha de ser tão importante quanto ele. Em NYC, o mercado de moda e luxo é forte, e grandes varejistas, como Macy’s e Bloomingdale’ s, por exemplo, mantêm uma boa presença online.
Em Nova York, cada vez mais startups de tecnologia têm desenvolvido novas soluções para o e-commerce, enquanto o sucesso do mercado alimentar, por outro lado, não é de hoje. Lojas de alimentos gourmet e serviços de entrega de refeições atendem a uma clientela exigente e diversificada na cidade e, além da Amazon, que conta com grandes centros de distribuição e escritórios em NYC, Casper, Rent the Runway, Warby Parker, Glossier, Etsy, Blue Apron e The Farmer’s Dog estão entre as maiores empresas de e-commerce em Nova York.
E-commerces em Hollywood
Hollywood, centro da indústria do entretenimento americano, apresenta um cenário único de e-commerce.
O merchandising de entretenimento faz sucesso por aqui, onde lojas online vendem produtos relacionados a filmes, séries e celebridades.
O mercado de moda e estilo de vida capitaliza o glamour de Hollywood através de produtos de moda e beleza, enquanto o comércio de memorabilia e itens colecionáveis, como pôsteres autografados, figurinos usados em filmes e edições limitadas de DVDs e Blu-rays, expressa a influência cultural e tecnológica da região.
Viver uma parte da magia do entretenimento de pertinho é mais que possível através dos e-commerces em Hollywood!